quinta-feira, 16 de maio de 2013

As tradições e simpatias

1 – O noivo não deve ver a noiva antes da cerimônia. Este é um dos mais antigos rituais de casamento e que toda noiva segue a risca. Esta tradição vem da época que os casamentos eram acertados pelas famílias e o homem não podia ver a futura esposa para evitar que se arrependesse no último minuto.
2 – A gravata do noivo deve estar reta, pois se acredita que se a gravata estiver um pouco torta o homem será infiel. Essa crendice popular nasceu, porque alguns homens se encontravam com outras mulheres antes do casamento, o que era o motivo para que a gravata não estivesse bem alinhada.
3 – Chuva de arroz ao sair da cerimônia, este é um ritual que faz com que o casal seja fértil para ter filhos. Ao longo dos anos o arroz também passou a ser substituído por papéis coloridos, bolinhas de sabão, tudo de acordo com a criatividade dos convidados.
Chuva de arroz para os recém casados
Chuva de arroz para os recém casados
4- A noiva não deve usar pérolas, pois elas podem representar as lágrimas ao longo da vida de casado.
5 – Algo novo, algo velho, algo emprestado e algo azul, costume que vem da Idade Média, na qual se acreditava que usar algo novo era o símbolo do começo de uma nova etapa. Um acessório velho pela relação da noiva com o que foi sua vida antes deste dia, para o que vai ser após o matrimônio. Algo emprestado significa a união e confiança de uma amizade. Uma jóia ou roupa de cor azul, já que a cor representa a fidelidade dos noivos.
O novo, o velho e o significado das cores
O novo, o velho e o significado das cores
6- Ruídos e músicas x maus espíritos - Em muitos países um dos costumes é fazer uma caravana atrás dos noivos para sair da igreja e dirigir-se ao local da festa. Durante o trajeto se tocam buzinas, se colocam músicas e inclusive se amarram latas na parte de trás do carro que leva os noivos até o local da festa. Tudo isso, se acredita que espanta a má sorte e os maus espíritos.
7 – Segunda sim, terça não, sexta sim – Na Idade Média, se cuidava dos mínimos detalhes de um casamento para que se atraísse boa sorte. As segundas-feiras representavam o dia da lua que atraia abundância e fertilidade, enquanto que as sextas-feiras eram para a deusa da beleza e do amor: Vênus, que supõe assegurava o amor eterno para o casal. Por outro lado, existe um ditado que diz “ na terça-feira nem te case nem da tua casa te afaste”. Este refrão popular vem da Roma Antiga, porque a terça-feira era o dia do Deus da Guerra.
A moda das latas no carro dos noivos
A moda das latas no carro dos noivos
8 – O vestido da noiva, o costume é se casar de branco, mas além disso o azul também é um substituto ao branco, pelo seu significado. Jamais casar-se de preto, pois significa a morte ou de verde (esta é a cor da infidelidade).
9 – Começar com o pé directo – ao caminhar até o altar para assegurar a vida do casal sem obstáculos e feliz, seguindo o ditado que diz que “tudo que começa bem, termina bem”.
A pureza do véu da noiva
A pureza do véu da noiva
10 – O véu da noiva – é um elemento fundamental em algumas culturas. Para alguns representa a juventude, para outros a pureza que será descoberta pelo homem, porém para os mais supersticiosos o véu da noiva protege dos maus espíritos e da inveja ou ciúmes que se pode despertar entre os convidados.
Acreditar ou não nesses rituais, essa é a dúvida. O que sim podemos assegurar é que não importa quantos sejam os rituais que sigas no mundo. Sempre que existe o verdadeiro amor, essas crendices populares são o menos importante.
E você conhece alguma outra tradição?

As principais superstições do casamento

Para garantir muito sol no seu casamento, alguns dias antes leve ovos a alguma igreja de Santa Clara;

Jamais deixe que o noivo veja a noiva com o vestido antes do casamento;

Certifique-se de que os convidados jogarão arroz na saída da igreja, para dar sorte;

Não use pérolas no casamento, dizem que elas trazem má-sorte para os noivos;

Nunca se case numa terça-feira, nem num dia 13;

Mesmo que você e seu noivo já vivam juntos, passem a noite antes do casamento separados;

Não se case em janeiro, para não ter problemas econômicos ao longo da sua vida de casada.

Sabia que o costume das noivas taparem a cara com um véu deriva de uma superstição com milhares de anos? E que, antigamente, os convidados atiravam sapatos aos recém-casados para lhes dar sorte?

Quase todas as superstições relativas ao dia do casamento têm a ver com a crença pagã de que a noiva era um alvo preferencial dos maus espíritos. Para que estes não a reconhecessem, a noiva tapava a cara com panos e fazia-se rodear de mulheres vestidas de modo idêntico. Esse costume deu origem ao véu de noiva e ao cortejo de damas de honor vestidas de tons pastel e segurando um bouquet parecido com o ramo da nubente. Também para afastar os maus espíritos, prendiam-se canecos, testos e outros utensílios de metal à carruagem ou montada nupcial o que derivou nas latas que se atam hoje em dia à traseira do carro dos noivos.
As superstições do dia de casamento são inúmeras e existem desde o início dos tempos, por todo o mundo, atravessando culturas e religiões. Algumas, mais recentes, podem ter motivações comerciais (muitos americanos acreditam que o brilho imutável dos diamantes traz sorte ao casamento, o que, de algumas décadas para cá disparou a venda destas pedras preciosas nos EUA). Outras, milenares e pagãs, foram adaptadas ao cristianismo (como o uso do véu, originalmente para proteger a noiva dos maus espíritos e, depois, interpretado como sinal de modéstia e castidade). Outras ainda, servem os propósitos de uma festa em que toda a gente se diverte (como partir copos depois do brinde, atirar o bouquet às solteiras ou leiloar a liga da noiva).
A desejo de fertilidade e prosperidade financeira está também intimamente associado a muitos destes costumes. Aos noivos já se atiraram sapatos (!) para dar sorte e em algumas culturas ainda se lançam pedaços de bolo, pão e doces. Globalizado está o hábito de lançar pétalas e arroz, que têm exactamente o mesmo sentido.
As tradições são tantas que chegam a contradizer-se: há quem acredite que chuva no dia do casamento é bom prenúncio, mas também se ouve que os aguaceiros dizem das lágrimas que a noiva há-de chorar durante a sua vida de casada. Também sobre as pérolas há superstições para todos os gostos: que a noiva que as usar evita prantos futuros; que por cada pérola que exibir, passará uma noite a chorar... afinal, em que é ficamos?!
E já que estamos na indumentária da noiva, fique sabendo que:
A noiva não deve participar na confecção do seu próprio vestido
A noiva não deverá fazer mais do que uma prova do vestido
A noiva não deverá envergar o vestido completamente pronto antes do dia do casamento (nem que falte apenas um colchete, é preciso é que não esteja finalizado)
Se o vestido não for branco, pode ser azul mas nunca preto (simboliza a morte) ou verde (está associado à infidelidade, por causa, imagine-se, das manchas que a erva deixa na roupa das mulheres que se rebolam pelos campos com homens que não os seus legítimos esposos!)
Nenhuma mulher presente na cerimónia deverá usar um vestido mais comprido que o da noiva (o que fazer com a avó quando a noiva resolve aparecer de mini saia? Outra boa pergunta!)

Mas há mais, muito mais....

Porque dá azar a noiva entrar na sua nova casa com o pé esquerdo ou tropeçar e caír logo à entrada, o noivo deve carregá-la ao colo; porque a paixão se apaga e o amor pode desvanecer-se, é melhor casar em quarto crescente, nunca em quarto minguante; porque sem dinheiro é difícil ser feliz, convém levar uma moeda de prata dentro do sapato; e para manter a chama acesa por muitos e longos anos, a noiva deve esconder um fósforo algures na lingerie.
Que o noivo não deve ver a sua amada vestida de noiva antes da cerimónia, toda a gente sabe. Mas, por causa das confusões, os noivos judeus fazem questão de levantar o véu da noiva antes do início da cerimónia para confirmarem a identidade daquela que está prestes a tornar-se sua mulher. E fazem muito bem, porque o seguro morreu de velho e nestas coisas das superstições, mesmo não acreditando nelas, é melhor prevenir, não vá o diabo tecê-las!
Pelo mundo fora, diz-se que dá azar:
Inglaterra
Casar quando o ponteiro maior está em rota ascendente (ou seja nos segundos trinta minutos de cada hora.
México
A noiva usar pérolas, porque simbolizam as lágrimas que chorará durante a sua vida de casada.
Israel
Oferecer facas como prenda de casamento. Se lhes oferecerem facas, os noivos devem transformar a oferta numa transacção comercial, pagando um valor simbólico pelo objecto.
Japão
O número 4 simboliza «morte».
Finlândia
Nós de qualquer espécie durante a cerimónia. Como é que eles apertam os sapatos? Boa pergunta.
Pelo mundo fora, diz-se que dá sorte:
China
A cor vermelha. No vestido da noiva, nas decorações, por todo o lado. Simboliza alegria e prosperidade.
Japão
Os números 9 (eternidade), 8 (prosperidade), 6 (fortuna) e 2 (harmonia).
Rússia
Partir os copos com que se brinda o enlace.
Itália
O noivo transportar um pequeno objecto de ferro no bolso, para afugentar o mau-olhado.
Escócia
Uma mulher com leite nos seios preparar a cama nupcial, para favorecer a fertilidade dos recém casados.
Noivado
  • Uma mulher não deve casar com um homem cujo apelido comece com a mesma letra que o dela.
  • Uma mulher só deve pedir um homem em casamento nos anos bissextos, de outra forma arrisca-se a que o casamento não dê certo.
  • A noiva não deve remover o seu anel de comprometida ate ao dia do casamento para não dar azar ao casamento.
  •  Os anéis de noivado e as alianças de casamento devem ser usadas no quarto dedo da mão esquerda, pois nesse dedo existe uma veia que vai directa ao coração.
Dia do casamento
  • Se a noiva chorar no dia do casamento, é bom sinal, pois essas serão as últimas lágrimas que derramará em todo o seu casamento.
  • Se o noivo deixar cair a aliança de casamento durante a cerimónia, o casamento não será dotado de boa sorte.
  • Os votos não devem ser ditos depois de as horas começarem a andar para trás, ou seja, depois das 18:00.
  • O sábado é o dia menos feliz para realizar um casamento.
  • O noivo deve chegar à igreja antes da noiva e deve entrar na igreja com o pé direito.
  • A menina das flores anuncia a noiva com flores como símbolo de fertilidade.
  • Se a irmã mais nova casar primeiro que a mais velha, a mais velha deve dançar descalça no dia do casamento da irmã. Se não o fizer, nunca encontrará um marido.
  • Dá sorte casar num dia da semana em que o noivo tenha nascido, ou mesmo no seu dia de aniversário.
Roupas
  • A noiva não deve ajudar, nem ser ela a confeccionar o seu vestido de casamento.
  • Emprestar um vestido de casamento significa boa sorte para quem o recebe e má sorte para quem o empresta.
  • As damas de honra servem para confundirem os maus espíritos, para que não saibam quem é a noiva.
  • Usar pérolas no dia do casamento significa que por cada pérola serão derramadas lágrimas de tristeza.
  • O véu protege a noiva dos maus espíritos.
  • Se a noiva rasgar o seu vestido no dia do casamento significa que o seu casamento terminará com morte.
  • É considerado sinal de boa sorte se a noiva encontrar uma aranha no seu vestido de noiva no dia do casamento.
Bolo de casamento
  • A noiva e o noivo cortam juntos a primeira fatia de bolo para assegurarem uma vida de partilha.
  • As convidadas solteiras deverão levar para casa uma fatia de bolo de casamento e colocá-la debaixo da almofada, desta forma sonharão com o homem com quem irão casar.
Depois do casamento
  • O primeiro a adormecer na noite de núpcias será o primeiro a morrer.
  • Depois de casar, e quando entrar na nova casa pela primeira vez, a noiva não deve tropeçar nem cair, para que o casamento corra sem percalços. Daí a tradição do noivo levar a noiva ao colo quando entram na nova casa depois do casamento.
  • Atirar arroz, flores ou confetis aos noivos significa um casamento com fertilidade.
Fonte: pesquisas no google.

4 comentários:

  1. legal seu post!
    eu não sabia sobre essa de usar pérolas.... mto interessante!

    bj

    ResponderExcluir
  2. Vixi maria, usei pérolas, kkkk! E chorei muito no meu casamento! E agora, foram minhas últimas lágrimas ou vou chorar muito o casamento todo? kkkk! Adorei o post!

    ResponderExcluir
  3. Adoro as tradições... e não acredito muito em simpatias e superstições nao..rsrs
    beijo
    ;)

    ResponderExcluir
  4. É tanta tradição,supertiçao...né
    bjo

    ResponderExcluir