segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Ser noiva, tbm é Cultura - Chá de Cozinha

Chá de Panela ou Chá de Cozinha


A história

O Chá de Cozinha, também conhecido como Chá de Panela e praticado em muitas culturas, pode ter surgido como uma forma de conseguir um dote para as noivas mais pobres. Naquela época, uma mulher sem dotes, não conseguiria um noivo. Os amigos, então se reuniam com a noiva e conseguiam uma enxurrada de dinheiro e mercadorias. (daí o nome, “Bridal Shower” como é conhecido nos EUA (Bridal - relativo à noiva - shower enxurrada). Dessa forma, transformavam essa moça, em uma pessoa apta a ser escolhida por um bom pretendente.
Segundo alguns, a origem do Chá de Panela é contada através de uma lenda holandesa. Um pobre moleiro holandês se apaixonou por uma rica donzela. O pai da moça desaprovou o casamento e se recusou a financiar a união dos dois. Então, os amigos do moleiro se juntaram e ofereceram ao casal alguns itens que os ajudariam a mobiliar a casa.
Felizmente, essa tradição se manteve. Mas, diferente de antigamente, as mulheres não precisam de dotes para se casar. Apenas, ter encontrado seu par ideal e comemorar essa união.
Na Índia, ainda é comum que a noiva dê um dote aos pais do noivo, como sinal de agradecimento, por ter sido escolhida. Pode ser dinheiro ou presente. Mas, os jovens estão colocando essa prática em desuso.
Em todas as religiões, encontramos pessoas que fazem essa festa. Mas, é mais comum nos países ocidentais.

Festa só para mulheres
O Chá de Cozinha é uma festa, na qual participam apenas mulheres. No dia fazem brincadeiras, distribuem presentes, escutam música, montam uma bela mesa de comes e bebes e se divertem muito. Quem organiza é alguém mais próximo dela, como uma amiga, prima ou mãe. Geralmente as amigas convidadas são as mais íntimas.
Convidada para o chá, convidada para o casamento.
As convidadas devem ser escolhidas pela noiva. Não é educado convidar uma pessoa para o chá de cozinha e ela não ter sido convidada para o casamento. O local deve comportar aconchegantemente todas as convidadas. Cadeiras, poltronas, sofás, ou seja, lugares para que elas se acomodem e fiquem à vontade.
Objetivo da festa
O seu objetivo principal é a despedida da vida de solteira; marcada por muita farra e muitos presentes de copa, cozinha e área de serviço. O ideal é que aconteça até um mês antes do casamento.

Fonte: Monica

Depois dessa informação !!! lá vamos nos as minhas explicações !!!

é assim eu tenho fobia de chá de cozinha, e com vocês sei que posso ser sincera, ninguém da tapuer de qualidade e tals, e sempre tem alguma coisa pra reclamar !!!  e eu não gosto de idéia de chá de cozinha, por conta dessas coisas de presentes que não tem qualidade alguma e ai vc tem que comprar do mesmo jeito porque aqueles são praticamente descartáveis.... um ou outro que vc ganha e diz oooooOOOoo.....
então eu resolvi comprar as coisas de plásticos  so que tem gente que queria saber do chá de cozinha, então eu tive uma idéia, chá enxoval eu não tenho nada de enxoval, e isso é uma coisa que ninguém da no casamento, então ta ai chá enxoval, apenas coisas de pano !!!! e ai gostaram da minha idéia ???  agora vamos a data do chá e ao convite para o prox. post

6 comentários:

  1. Eu gosto mto do cha de cozinha...a unica coisa que nao gosto é daquelas brincadeiras que sujam a noiva...ate arrepio de pavor ,rsrs ao pensar nisto

    Qto a má qualidade das coisas é normal,mtos querem ir prestigiar a noiva e nao querem chegar de mãos abanando e as vezes nem tem condições de comprar algo mais caro...e olha vc vai encontrar isto no seu cha de enxoval(que é uma otima ideia) tbm.
    E aqui na minha regiao é bem comum ganhar peças de enxoval no dia do casamento...cada regiao é de um jeito né...
    bjo

    ResponderExcluir
  2. Gostei da sua ideia, acho que ficará bem legal. E o chá bingo? Pensei que fosse fazer...
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. A outra opção seria chá de lingerie! Eu fiz chá de cozinha, mas deixei uma lista das coisas que eu queria na loja Leader, que tem aqui no Rio. Qualquer coisa que me dessem de lá, eu saberia que a qualidade era boa e qualquer coisa eu ainda poderia trocar depois. Bjos.

    ResponderExcluir
  4. Adorei a ideia do chá enxoval!!! eu tb nao tenho nada....essa vai pro meu caderninho de boas ideias

    ResponderExcluir
  5. Hahahah eu penso da mesma forma, e por isso ja comprei as minhas tuppeware rsrs, eu vou fazer chá bar mas não vou pedir nenhuma vasilha de plastico, adorei a ideia do chá enxoval!!!! Aqui pelo menos nós escrevemos no convite uma sugestão de presente, assim o erro no presente é menor né, beijos

    ResponderExcluir
  6. Adorei sua idéia, realmente tem muita coisa de plástico de má qualidade, vc tem toda razão em ter essa fobia! Adorei o post!!
    Beijos =^.^=

    ResponderExcluir